Edição 59 Eventos

Na crise, AB acelera digitalização

Esta edição da revista Automotive Business é patrocinada por:

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play!

Se fosse possível enxergar um aspecto minimamente positivo em uma pandemia, no caso da Covid-19 seria a aceleração da transformação digital. Diante da crise, muitas empresas colocaram projetos para rodar em tempo recorde para se adaptar ao novo cenário. Em Automotive Business a situação não é diferente.

É o que conta Paula Braga, diretora executiva da empresa. Ela diz que, entre os resultados deste processo está a mudança dos eventos presenciais para jornadas on-line já programadas para o segundo semestre de 2020:

O primeiro destes encontros digitais, o #ABPlanOn, vai reunir informações de alto valor para apoiar os profissionais do setor automotivo e da mobilidade no planejamento de estratégias de negócios em tempos caóticos.

A jornada também inaugura a implementação de uma nova identidade de marca para Automotive Business, fruto de profundo projeto de branding – transição que será concluída até o fim de 2020. “Em 25 anos de história, esta é a primeira vez que adotamos uma nova linguagem visual”, conta Paula. Na entrevista a seguir ela fala mais sobre as novidades.


Patrocínio


A pandemia coloca várias fórmulas antigas em xeque. Quais foram as principais mudanças para a AB?

Começamos 2020 com uma agenda de eventos presenciais e uma série de edições da nossa revista programada. Quando falamos de negócios, fica claro que a pandemia destruiu muita coisa, mas conseguimos manter o foco na parte construtiva. Tiramos da gaveta e colocamos para rodar uma série de projetos importantes que já estavam programados, mas tinham prazo mais longo. Aceleramos o nosso processo de reinvenção do portfólio, de reposicionamento da marca e ajuste interno de atividades.

Quais são os principais desafios de transformar eventos presenciais em jornadas on-line?

Desde o começo sabíamos que não faria sentido simplesmente tentar imitar a experiência off-line. Pesquisamos muito e fizemos rodadas de construção coletiva com grandes profissionais para chegar a um formato que explore da maneira certa as possibilidades do on-line. Não podemos simplesmente substituir um evento presencial por um encontro on-line e nem o oposto. Cada um tem a sua característica.

“Em 25 anos de história, esta é a primeira vez que adotamos uma nova linguagem visual”

Paula Braga
Diretora executiva | AB

No ao vivo as pessoas têm foco em conteúdo, claro, mas também em networking e experiência. Chegamos a um modelo digital em que guiaremos os participantes em uma imersão em conteúdo, mas sem deixar de lado a emoção e o relacionamento que um evento precisa oferecer.

Há aspectos vantajosos nos evento on-line?

presencial é insubstituível, mas em alguns pontos, temos vantagens sim. Uma delas é a possibilidade de ampliar o alcance e ter mais gente engajada. Como os custos são menores no digital, conseguimos oferecer a inscrição a um preço muito mais baixo, além de manter uma camada do acesso gratuito às jornadas on-line.

Com isso, cumprimos com a nossa missão de nos manter próximos e apoiar o ecossistema automotivo com informação de qualidade neste momento tão delicado. As pessoas precisam ainda mais de conteúdo de credibilidade e nós ficamos felizes em conseguir oferecer de forma acessível. Este modelo de negócio também abre uma série de novas possibilidades para as marcas patrocinadoras, que podem inovar nas ações e alcançar mais gente.

Após a pandemia Automotive Business voltará a realizar eventos presenciais?

Sim. Sempre realizaremos eventos presenciais porque acreditamos na potência das trocas e encontros que acontecem nestes ambientes. A digitalização veio para ficar e será complementar à experiência off-line. Não uma substituição.

O #ABPlanOn inaugura uma fase de reposicionamento da AB, com nova identidade de marca. Por que investir em uma mudança tão ampla neste momento?

Esta mudança começou de dentro para fora, na essência da empresa, há pelo menos três anos. Carregávamos o histórico de sucesso como um veículo de comunicação tradicional, mas diante da crise tanto no mercado editorial quanto no setor automotivo entendemos que o nosso papel também estava em promover algumas discussões relevantes, em provocar o mercado a se transformar com a gente.

Foi assim que nasceram projetos como a Rede AB Diversidade, uma série de estudos, como o de transformação digital, e até mesmo o ABX – Automotive Business Experience, nosso principal evento. Enfim agora a nova linguagem visual vai consolidar essa mudança ao nos posicionar como uma marca ágil e acessível, que carrega o compromisso com a qualidade, com a verdade e com o empoderamento dos profissionais do setor automotivo para que eles assumam o protagonismo das transformações do setor.

Você também pode gostar