Diversidade Edição 61

Lear intensifica jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão

Conteúdo apresentado por LEAR

Durante a pandemia, a fabricante de autopeças tornou-se membro do Fórum LGBTI+ e fortaleceu ações de envolvimento dos colaboradores em iniciativas de D&I
Branded Content

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play!

A Lear, líder global de tecnologia automotiva em Assentos e Sistemas Elétricos, acelerou sua transformação cultural nos últimos anos, apesar dos desafios trazidos pela pandemia de Covid-19. Nas unidades da América do Sul, a necessidade de distanciamento social se converteu positivamente em iniciativas de humanização da comunicação, com fortalecimento da jornada de Diversidade, Equidade e Inclusão (D&I) na companhia.

Em 2020, discussões em torno de tópicos de D&I foram conduzidas por meio de uma série de webinars internos; o primeiro com foco em Raças e Etnias com reflexões sobre racismo estrutural, e o segundo sobre questões LGBTI+. 

Em Agosto, a Lear Brasil se tornou uma das primeiras companhias do segmento automotivo a tornar-se membro do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, assumindo publicamente 10 compromissos para construir um ambiente de trabalho acolhedor, com oportunidades justas aos colaboradores, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero. O compromisso foi assinado durante um evento virtual com a presença de Reinaldo Bulgarelli, Secretário Executivo do Fórum LGBTI+.

Em Outubro, Diversidade, Equidade e Inclusão foram temas da segunda Semana de D&I na Lear. Colaboradores das 12 fábricas da América do Sul participaram de webinars, treinamentos e sessões de sensibilização na produção, nos escritórios, ou virtualmente, no home office. Durante a semana, o Lear lançou um documento que reflete os compromissos da empresa com D&I, estabelecendo princípios básicos que guiarão os relacionamentos na empresa e promoverão condições de trabalho justas, em que a diversidade será priorizada em todos os aspectos.

ENGAJAMENTO DOS COLABORADORES

Todas estas iniciativas foram realizadas pela Rede de Diversidade e Inclusão da Lear, formadas por cerca de 150 colaboradores. Este grupo foi formado em 2019 e é estruturado em cinco frentes: Raças e Etnias, Imigrantes e Refugiados, LGBTI+, Pessoas com Deficiência e Equidade de Gênero.

Envolvimento dos colaboradores tem sido o fator de sucesso: Planta de Goiana, Pernambuco, foi certificada como GPTW este ano.

“É impressionante de ver todo o engajamento destes grupos e a vontade genuína de fazer o movimento acontecer na organização. Nossa experiência está mostrando que este envolvimento é a chave do sucesso para expansão das discussões de D&I em todos os times, principalmente em Operações, onde temos a maior parte de nossa população,” explica Luciene Sanfilippo, Vice-Presidente de Recursos Humanos e Comunicação. “Durante a pandemia, com todos os desafios que se apresentaram, tem sido essencial estimular estes debates humanitários,” diz Luciene. Ela lembra que, entre os bons resultados deste foco em pessoas, está a certificação da fábrica de Goiana, em Pernambuco, como Great Place to Work (GPTW) em agosto deste ano. 

INCLUSÃO COMO VALOR

No começo do ano, a Lear lançou uma nova visão e valores corporativos, que refletem este novo posicionamento cultural da companhia. A nova visão “Tornando cada direção melhor” veio acompanhada pelos valores “Seja inclusivo, Seja inovador, Obtenha resultados da maneira certa.” 

Membros das Redes de D&I durante a Semana de Diversidade e Inclusão da Lear, na planta de Navegantes, Santa Catarina

Antes disso, no final de 2019, a Lear firmou um compromisso com equidade de gênero com a assinatura dos Princípios de Empoderamento Feminino, da ONU Mulheres.  Também naquele ano, a Lear foi reconhecida pela Automotive Business com o Prêmio AB de Diversidade e Inclusão. O reconhecimento especial se repetiu em 2020, com um novo Prêmio AB, entregue 25 de Novembro à Lear.

“As pessoas são nosso valor mais importante. São elas que nos diferenciam da concorrência. Aqui na Lear, nós acreditamos que diversidade, equidade e inclusão fazem nossa companhia mais forte e geram melhores resultados. Os frutos desta jornada são incríveis, tanto para nossos colaboradores como para o negócio, mas ainda há um longo caminho a percorrer, com muitas oportunidades à nossa frente. Estou muito orgulhoso do que o time Lear tem feito”, ressalta Marcelo Moraes, Vice-Presidente, Lear América do Sul.

Você também pode gostar